BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços
Compare Produtos, Lojas e Preços

terça-feira, 8 de julho de 2008

Grandes privilégios dos filhos de Deus.

Estudo nº 20.



Texto: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.15,16).

Introdução: Nós somos o povo mais privilegiado da face da terra.

Os privilégios:

1 – A dignidade de sermos filhos de Deus – “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Rm 8.14).
O que éramos?
- Mortos em pecados e delitos – “Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos” (Ef 2.1 NTLH).
- Filhos da ira – “entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também” (Ef 2.3)
- Sem Cristo e sem Deus – “Naquele tempo vocês estavam separados de Cristo; eram estrangeiros e não pertenciam ao povo escolhido de Deus. Não tinham parte nas suas alianças, que eram baseadas nas promessas de Deus para o seu povo. E neste mundo viviam sem esperança e sem Deus” (Ef 2.12 NTLH)
- Filhos do pai da mentira, o diabo – “Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8.44)

2 – A riqueza da sua herança – “E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados” (Rm 8.17).
- Existe uma herança para os filhos, juntamente com Jesus, concedida pelo Pai.
- Através da cruz, temos direitos concedidos, através da Graça de Deus (Ef 2.8).

3 – A bênção de sua amizade – “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (Jo 15.14).
- O Pai espera de nós, os seus filhos, a obediência irrestrita em todas as situações.

4 – O poder do Reino de Deus – “e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!” (Ap 1.6).
- Somos cheios do Espírito Santo para sermos testemunhas fiéis, isto é, realizarmos as obras do Reino de Deus, com poder.

5 – O privilégio do sacerdócio - “e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai...” (Ap 1.6a)
- Somos uma geração eleita por Deus - “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pe 2.9).

6 – A Preciosidade da comunhão – “o que vimos e ouvimos isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo” (1 Jo 1.3).
- O homem, após o pecado no Édem, perdeu a preciosa comunhão com o Pai, porém, nós os filhos de Deus recebemos através de Jesus, novamente, este direito, fomos reconciliados com Deus.

7 – A Posse de todas as bênçãos – “Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro, tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus” (1 Co 3.21-23).
- Vejamos o que diz Gn 1.28 – “E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”.
- A palavra bênção no original hebraico significa: “Autorização dada por Deus para prosperar”.

Conclusão: Estas benesses acontecem não porque somos melhores ou piores do que os demais, mas por causa do nosso Salvador Jesus Cristo, o Senhor das nossas vidas.

Nenhum comentário: